A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) SOBRE ACCOUNTABILITY E OBSERVATÓRIO SOCIAL
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar a compreensão dos discentes do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no primeiro semestre de 2018, sobre conceitos relacionados à accountability e Observatórios Sociais. Sabendo que accountability se relaciona à natureza prática da Contabilidade, prestar contas e se responsabilizar pelas informações produzidas, e que Observatórios Sociais são organizações com atribuição de coletar dados, monitorar, buscar meios de punir as irregularidade e realizar ações educativas. Surge a inquietação que delimitou o problema desta pesquisa: entender como os alunos compreendem estes dois conceitos e como percebem que eles foram abordados durante sua formação. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo com uma abordagem prioritariamente quantitativa. A amostra foi selecionada de forma não probabilística, coletada por meio da aplicação de um questionário com 31 questões fechadas e 6 abertas. Apesar dos limites da pesquisa, foi observado que a maioria dos alunos desconhecia o que eram os Observatórios Sociais, porém conheciam mais a accountability, sendo que a maioria reconheceu o seu ensino durante graduação, em especial no 6º período na disciplina Teoria da Contabilidade. De modo geral, os estudantes reconhecem o papel da participação para o exercício do controle social, desconhecem as legislações que regulamentam a prestação de contas e responsabilização da administração pública e pouco acessam aos portais da transparência. Contudo, independentemente da forma de ensinar, a pesquisa sinalizou que faltam estratégias que promovam o ensino de accountability e Observatório Social no âmbito da graduação.Downloads
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