OS EFEITOS DA CARGA TRIBUTÁRIA MARANHENSE NA ECONOMIA DO ESTADO DO MARANHÃO NO PERÍODO DE 2000 A 2010
Resumo
A carga tributária pode ser traduzida como o resultado do total da arrecadação nas três camadas do governo (municipal, estadual e federal) dividido pelo PIB. É a relação entre o que a sociedade pagou de tributos dividido pela riqueza de um país. Estudos nacionais e internacionais comprovam que o tamanho da carga tributária pode impactar no tamanho e no desempenho da economia de um determinado estado. Sendo assim, a presente pesquisa objetivou verificar o comportamento do tamanho da carga tributária e os impactos que ela promove nas variáveis (Receitas Tributárias, Produção de Soja, Despesas Correntes e Despesas de Capital) sobre a economia do estado do Maranhão. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo descritiva e quantitativa, utilizando como modelo econométrico a Regressão Linear Simples. Nos resultados, constatou-se que havia uma heterogeneidade no tamanho da carga tributária em relação as variáveis e que a carga tributária do estado do Maranhão tem impacto significante sobre a economia deste estado. Para se chegar aos objetivos propostos na pesquisa, seguiu-se um conjunto de procedimentos estatísticos, correlatados no trabalho, verificou-se primeiramente a estatística F, que objetiva verificar se o modelo em estudo possui relação, logo em seguida, a significância da variável, que nos indica se a carga tributária possui influência sobre a variável em estudo, seguidamente o R² e o R² ajustado e por fim, os teste de Heteroscedasticidade e normalidade dos resíduos indicando inexistência de problemas e maior grau de segurança respectivamente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.