CONTABILIDADE E PRESTAÇÃO DE CONTAS ELEITORAL: Um estudo da prestação de contas eleitorais do município de São Luís do Maranhão

Autores

Resumo

O processo de prestação de contas eleitoral evoluiu muito nos últimos anos. Um dos indícios disso é a contabilidade, a qual passou a fazer o resguardo das informações prestadas pelos candidatos. Diante desse anseio no processo eleitoral, a contabilidade eleitoral veio como forma de dar maior transparecia e legalidade as informações prestadas à justiça eleitoral. Assim, este trabalho foi realizado com o objetivo de fomentar a discussão acerca dos volumes de recurso utilizado em uma campanha eleitoral, demonstrando a importância da prestação de contas e os aspectos contábeis que compõem o processo. O tema foi abordado através de uma pesquisa quantitativa, recorrendo à linguagem da matemática para gerar reflexão, discussão e para descrever os fatos apresentados.  A técnica de pesquisa utilizada foi a de um estudo de caso, através de análise de dados com leituras e interpretações preliminares. Os resultados encontrados demonstram que houve uma redução no volume dos recursos arrecadas e dos gastos efetivados, devido às novas regras impostas pela justiça eleitoral brasileira.

Biografia do Autor

José Washington de Freitas Diniz Filho, UNIVERSIDADE CEUMA

MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM), CONTADOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) E PROFESSOR DE PÓS-GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE CEUMA.

Carlos Eduardo Borges de Sousa, UNIVERSIDADE CEUMA

Graduado do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Ceuma (UNICEUMA)

Downloads

Publicado

08/03/2018

Edição

Seção

Artigos