GESTÃO FISCAL NOS MUNICÍPIOS DO CONSELHO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA FRONTEIRA OESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo analisar os resultados da Gestão Fiscal, por meio da execução orçamentária, nos municípios do Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Oeste do estado do Rio Grande do Sul (COREDE-FO/RS), no período de 2017 a 2021. A pesquisa foi de natureza aplicada, descritiva, quantitativa e levantamento de dados nos Relatórios de Gestão Fiscal (RGF) dos 13 municípios. A técnica de coleta de dados foi pesquisa documental e a técnica de análise de dados foi a estatística descritiva. Nos resultados foi constatado que os municípios de Alegrete e Manoel Viana nos exercícios de 2017, 2018 e 2020, Maçambará no exercício de 2020, Itaqui no exercício de 2021 e Uruguaiana nos exercícios de 2017, 2018 e 2019, descumpriram o limite de 54% da despesa com pessoal do Poder Executivo em relação a Receita Corrente Líquida (RCL). Também foi constatado que os municípios de Rosário do Sul e São Gabriel nos exercícios de 2019 e 2020, Sant’Ana do Livramento nos exercícios de 2017 a 2021 e Uruguaiana nos exercícios de 2018 e 2019, apresentaram insuficiência de caixa para inscrição em restos a pagar. A pesquisa demonstrou uma gestão fiscal responsável nos municípios, pois a maioria dos municípios do COREDE-FO/RS cumpriram com os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Palavras-chave: gestão fiscal; execução orçamentária; municípios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
- a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting”;
- b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista;
- c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.