AVALIAÇÃO DE DOCENTES EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS, CONTRIBUIÇÕES E OPORTUNIDADES DE INVESTIGAÇÃO
Palavras-chave:
Avaliação de Desempenho Docente, Instituição de Ensino Superior, Revisão Sistemática.Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar tendências, contribuições e nichos sobre o tema “Avaliação de desempenho de docentes de IES” a partir de uma revisão sistemática. Para isso, foram selecionados quarenta e dois artigos em quatro base de dados com a combinação das palavras-chave “performance of professor”, “higher education”, “teacher’s performance”, “professor universitário”, “docente”, “avaliação de desempenho”, “Instituição de Ensino Superior” e “IES”. Os artigos foram analisados quanto ao tempo, objeto, método e instrumento de avaliação, metodologia, técnica de análise de dados, e teoria. Como resultados, identificou-se que houve um crescimento no número de estudos relacionados ao assunto e há uma predominância quanto ao objeto na aplicação e análise de resultados da avaliação de desempenho docente em universidades e faculdades. No que diz respeito ao método e instrumento, os mais utilizados foram a opinião de alunos e o questionário ou formulário; quanto a teoria, a maior parte dos estudos não especificaram sua orientação teórica; como metodologia, a maior parte dos estudos foram desenvolvidos em uma universidade ou faculdade específica da região; e para a análise de dados, a maioria utilizou técnicas quantitativas.Referências
ALMEIDA, Clayton Silva. Competências e desempenho docente: validando escalas de autoavaliação e heteroavaliação, explorando fatores pessoais e ocupacionais associados. 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
APIO, Adriana Linhares; SILVINO, Alexandre Magno Dias. A aula pública como instrumento preditor de desempenho docente no ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 18, n. 2, p. 277–298, 2013.
BHAT, Shabir Ahmad; BERI, Anoop. Development and validation of teachers perceived job performance scale (TPJP) in higher education. Man in India, Nova Delhi, v. 96, n. 4, p. 935–944, 2016.
BI, Henry H. A robust interpretation of teaching evaluation ratings. Assessment and Evaluation in Higher Education, Londres, v. 43, n. 1, p. 79–93, 2018.
CALÇAS, Antônio de Queiroz Pereira. Avaliação da Docência Universitária na Perspectiva do Alunado. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Medicina) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2007.
CHO, Donghun; BAEK, Wonyoung; CHO, Joonmo. Why do good performing students highly rate their instructors? Evidence from a natural experiment. Economics of Education Review, Cambridge, v. 49, p. 172–179, 2015.
CRUMBLEY, Larry D.; REICHELT, Kenneth J. Teaching effectiveness, impression management, and dysfunctional behavior: Student evaluation of teaching control data. Quality Assurance in Education, Bingley, v. 17, n. 4, p. 377–392, 2009.
DAVIDOVITCH, Nitza; MILGRAM, Roberta M. Creative thinking as a predictor of teacher effectiveness in higher education. Creativity Research Journal, La Habra, v. 18, n. 3, p. 385–390, 2006.
EMBIRUÇU, Marcelo; FONTES, Cristiano; ALMEIDA, Luiz. Um indicador para avaliação do desempenho docente em Instituições de Ensino Superior. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 18, n. 69, p. 795 – 820, 2010.
ESCORZA, Tomás Escudero; MEJÍAS, José Luis Pino; FERNÁNDEZ, Celso Rodríguez. Evaluación del profesorado universitario para incentivos individuales: Revisión metaevaluativa. Revista de Educación, Madri, v. 35, n. 1, p. 513–537, 2010.
FERNANDES, Domingos J.; SOTOLONGO, Maria; MARTÍNEZ, Carlos C. La Evaluación del Desempeño por Competencias: Percepciones de Docentes y Estudiantes en la Educación Superior. Formación Universitaria, La Serena, v. 9, n. 5, p. 15–24, 2016.
FLORES-HERNÁNDEZ, Fernando; SANCHEZ-MENDIOLA, Melchor; MARTINEZ-GONZALEZ, Adrián. Modelo de Predicción del Rendimiento Académico de los Estudiantes del Ciclo Básico de la Carrera de Medicina a partir de la Evaluación del Desempeño Docente. Revista Mexicana de Investigación Educativa, Ciudad de México, v. 21, n. 70, p. 975–991, 2016.
HAWERROTH, Jolmar Luis. Estratégias acadêmicas como alternativa de avaliação de desempenho docente: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. 2005. 204 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
HAJDIN, Goran; PAŽUR, Katarina. Differentiating between student evaluation of teacher and teaching effectiveness. Journal of Information and Organizational Sciences, Varaždin, v. 36, n. 2, p. 123–134, 2012.
HIGGINS Julian; GREEN, Sally (Ed.). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. Version 5.1.0. The Cochrane Collaboration, 2011. Disponível em: https://handbook-5-1.cochrane.org/. Acesso em: 13 jul. 2018.
HODGKINSON, Myra. Peer Observation of Teaching Performance by Action Enquiry. Quality Assurance in Education, Bingley, v. 2, n. 2, p. 26–31, 1994.
KITCHENHAM, Barbara. Procedures for performing systematic reviews. Keele University Technical Report, v. 33, n. 2004, p. 1-26, 2004.
LAKIN, Amy L. Effective faculty evaluation at the teaching-centered university: Building a fair and authentic portfolio of faculty work. International Journal of Educational Management, Mandsaur, v. 30, n. 6, p. 976–988, 2016.
MACEDO, Sandré Granzzotto. Desempenho Docente pela Avaliação Discente: uma proposta metodológica para subsidiar a gestão universitária. 2001. 132 f. Tese (Doutorado em Engenharia de produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.
MILLER, Allen H. Student assessment of teaching in higher education. Higher Education, Amsterdam, v. 17, p. 3–15, 1988.
MOITA, Marcia Helena Veleda. Um modelo para avaliação da eficiência técnica de professores universitários utilizando Análise de Envoltória de Dados: o caso dos professores da área de engenharias. 2002. 170 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
MOLERO LÓPEZ-BARAJAS, David. Rendimiento académico y opinión sobre la docencia del alumnado participante en experiencias piloto de implantación del espacio europeo de educación superior. Revista Electronica de Investigacion y Evaluacion Educativa, València, v. 13, n. 2, p. 175–190, 2007.
NEELY, Andy. The performance measurement revolution: why now and what next? International Journal of Operations & Production Management, Bingley, v. 19, n. 2, p. 205-228, 1999.
NIU, J. Study on the Ideological and Political Teachers in Higher Education Based on Key Performance Indicators. Boletín Técnico, Caracas, v. 55, n. 16, p. 285–290, 2017.
OCHOA, Silvia Araceli Sánchez; ESPINOSA, Alejandra. Dominguez. Elaboración De Un Instrumento De Viñetas Para Evaluar El Desempeño Docente. Revista Mexicana de Investigación Educativa, Lomas de Plateros, v. 13, n.37, p. 625–648, 2008.
POUNDER, James S. Is student evaluation of teaching worthwhile? An analytical framework for answering the question. Quality Assurance in Education, Bingley, v. 15, n. 2, p. 178–191, 2007.
RASHID, Tarik A.; AHMAD, Hawraz A. Lecturer performance system using neural network with Particle Swarm Optimization. Computer Applications in Engineering Education, New Jersey, v. 24, n. 4, p. 629–638, 2016.
RODRÍGUEZ, Adriana Morales; CAPELLERAS, Joan‐Luís; GARCIA, Víctor M. Gimenez. Teaching performance: determinants of the student assessment. Academia Revista Latinoamericana de Administracion, Bingley, v. 27, n. 3, p. 402–418, 2014.
SHAUKI, Elvia; ALAGIAH, Ratnam; FIEDLER, Brenton; SAWON, Krystyna Do learner’s gender and ethnicity really matter for academic performance evaluation? Journal of International Education in Business, Bingley, v. 2, n. 2, p. 28–51, 2009.
SILVA, Mônica Aparecida et al. Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 70, p. 690–707, 2017.
SINAES, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Da concepção à regulamentação. 5.ed. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2009.
SOUSA, Ana Cléa Gomes. Avaliação docente na educação superior: expectativas acadêmicas quanto ao uso dos resultados para aprimorar o ensino. 2013. 144 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
SCHWARTZMAN, Simon. Funções e metodologias de avaliação do Ensino Superior. Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior, 1989. Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/simon/metaval.htm. Acesso em: 13 jul. 2018.
TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira. Avaliação institucional: desempenho docente na educação superior. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
TANG, Thomas Li-Ping. Teaching evaluation at a public institution of higher education: Factors related to the overall teaching effectiveness. Public Personnel Management, Washington, v. 26, n. 3, p. 379–389, 1997.
TRANFIELD, David; DENYER, David; SMART, Palminder. Towards a Methodology for Developing Evidence-Informed Management Knowledge by Means of Systematic Review. British Journal of Management, New Jersey, v. 14, n. 3, p. 207-222, 2003.
YOUSAF, Muhammad Haroon; AZHAR, Kanza; SIAL, Hassan Ahmed. A novel vision based approach for instructor's performance and behavior analysis. In: 2015 International Conference on Communications, Signal Processing and their Applications (ICCSPA). IEEE, 2015. p. 1-6.
ZHOU, Ning; HAN, Xiaoting; ZHANG, Xiaojun; XU, Guangyu. Performance appraisal system for academic staff in the context of digital campus of higer education institutions: Design and implementation. In: 2009 International Conference on Computational Intelligence and Software Engineering. IEEE, 2009. p. 1-5.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
- a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting”;
- b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista;
- c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.