Grau de Intangibilidade e o Desempenho Empresarial

Autores

  • Nayara Bragato Nascimento Universidade Federal de Uberlândia
  • Edilberto Batista Mendes Neto Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Ativo intangível é definido como o conjunto de conhecimentos específicos, práticas e atitudes envolvendo a organização, que com os ativos tangíveis colaboram para a geração de valor, sendo que esses ativos intangíveis não possuem corpo físico e financeiro. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é verificar se a presença mais elevada de ativos intangíveis repercute em maior desempenho. Possui a hipótese de que o desempenho econômico das empresas seja maior quando exista alto grau de intangibilidade. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliométrico, pois visam descobrir a existência de associações entre variáveis e pretendem determinar a natureza dessa relação, sendo os procedimentos padronizados na coleta dos dados. Os resultados mostraram que, ao avaliar as empresas com ativos intangíveis significativos, as informações sobre ativos intangíveis devem ser consideradas para melhorar a avaliação da saúde financeira, porém observa-se que as variáveis financeiras são fundamentais independentemente da composição de ativos e do modelo de negócios. É possível concluir que o grau de intangibilidade (GI) interferiu no desempenho econômico das amostras pesquisadas, apresentando relações estatisticamente significativas. O estudo contribui com as discussões dos ativos intangíveis, ao apresentar os resultados significativos do grau de intangibilidade com o desempenho econômico das empresas, indicam que a presença dos intangíveis melhora o desempenho organizacional, colaborando os pressupostos da literatura sobre o tema. Desse modo, sugere-se que novos estudos sejam realizados a fim de se obter maior compreensão dos ativos intangíveis na contabilidade.

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Publicado

24/07/2017

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Seção

Artigos