A EVIDENCIAÇÃO DO ATIVO INTANGÍVEL EM EMPRESAS MARANHENSES
Resumo
Após a publicação da Lei 11.638/07, a contabilidade nacional teve que adotar os padrões internacionais de contabilidade. Com essas mudanças, surge no cenário contábil brasileiro a figura do ativo intangível, o qual visa registrar todos os elementos patrimoniais incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade. A correta evidenciação do ativo intangível pode ser uma importante ferramenta de valorização e maximização dos resultados empresariais de uma empresa, conforme estudos no Brasil e no Mundo. Assim, apresentação deste artigo fará uma descrição sobre como as empresas maranhenses e de empresas que possuem filiais no Maranhão estão inserindo os seus ativos intangíveis em seus demonstrativos contábeis, para valorização própria, e mostrar que a inserção dos intangíveis ainda é um grande desafio. Além disso, o objetivo principal dessa pesquisa é verificar como as empresas situadas no estado do Maranhão estão divulgando em suas demonstrações contábeis o ativo intangível e analisar se o tamanho da empresa e os seus resultados promovem algum tipo de influência no nível de evidenciação do ativo intangível. Para atingir esse objetivo, utilizou-se uma pesquisa do tipo descritiva e quantitativa, já que foi utilizada a modelagem Regressão Linear Múltipla. Os resultados indicaram que todas as empresas utilizadas na pesquisa não estão evidenciando corretamente o seu ativo intangível em conformidade com as normas de contabilidade nacional. Além disso, foi observado que o tamanho da empresa e os resultados promovem uma significativa influência no nível de evidenciação do ativo intangível.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.