Análise dos Efeitos Sobre o Resultado Operacional da Intermediação Financeira da Caixa Econômica Federal Após a Redução do Spread Bancário de 2012

Autores

  • Carlos Eduardo de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Bruno Ribeiro Maximiano Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Thiago Alberto dos Reis Prado Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Josilene da Silva Barbosa Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os efeitos provocados pela redução do spread bancário aplicado na concessão de crédito sobre o resultado da intermediação financeira auferido pela Caixa Econômica Federal nos exercícios de 2012 e 2013. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica e documental, utilizando dados oriundos das demonstrações financeiras divulgadas pela Caixa e informações do Banco Central. Identificou-se aumento na participação das receitas de operações de crédito no total das receitas de intermediação financeira durante todo o período analisado; foi possível verificar um crescente desequilíbrio entre os recursos concedidos em empréstimos e financiamentos e os recursos captados através de depósitos, o que pode diminuir a liquidez da empresa. Após a análise, concluiu-se que a redução do spread não provocou alterações expressivas no desempenho e no patrimônio do banco ao se comparar com a situação econômico-financeira demonstrada pela instituição nos períodos com altos spreads.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutor em Economia (UFU), Mestre em Engenharia de Produção (UNESP) e Graduado em Ciências Contábeis (ITE). É professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Bruno Ribeiro Maximiano, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Thiago Alberto dos Reis Prado, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutorando em Ciências Contábeis (USP). Professor Assistente – DE, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP/UFU).

Josilene da Silva Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda em Ciências Contábeis (UFU). Professora Assistente – DE, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP/UFU).

Downloads

Publicado

28/04/2017

Edição

Seção

Artigos