AUDITORIA INTERNA EM UMA EMPRESA ATACADISTA: um estudo de caso na percepção dos auditores e auditados quanto às práticas de auditoria interna

Autores

  • Antônio Cézar Alves
  • Carlos Antônio Pereira
  • Wemerson Gomes Borges
  • Geovane Camilo Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Luciano Ferreira Carvalho

Resumo

O mundo dos negócios nos últimos anos foi surpreendido por escândalos contábeis que causaram a queda de confiança por parte dos investidores nas demonstrações e números informados pelas empresas. A descoberta de fraudes contábeis praticadas pelas gigantes norte-americanas Enron e WorldCom, que levaram estas sólidas empresas a falência em questão de dias, foram responsáveis pela criação da lei Sarbanes-Oxley (SOX). Após a criação desta lei o conceito de governança corporativa ganhou força dentro das organizações, sendo que a área de auditoria interna começou a ser mais explorada pelas entidades visando melhoria dos processos e proteção de seus ativos. Conforme identificado na realização deste trabalho, os estudos científicos sobre este departamento são pouco expressivos, assim esta pesquisa teve como objetivo estudar a percepção de auditores e auditados sobre as práticas de auditoria interna em uma empresa do setor atacadista de Uberlândia. Os aspectos metodológicos da pesquisa foram constituídos de pesquisa descritiva, qualitativa e estudo de caso, sendo usado um questionário na escala Likert para coleta dos dados. A população era composta por todos os atacadistas distribuidores da cidade, porém em decorrência de apenas o atacadista estudado possuir a auditoria interna, a amostra ficou restrita a essa organização empresarial. Os resultados revelaram que a maioria dos profissionais auditores e responsáveis pelos departamentos está no cargo há mais de dez anos, cuja formação acadêmica é a especialização. Verificou-se que a percepção de ambos os grupos estudados é avaliada de forma positiva, porém, com algumas percepções indiferentes e negativas.

Biografia do Autor

Geovane Camilo Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Prof. Universidade Federal de Uberlândia. Mestrando em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialista em Planejamento e Gestão Tributária pelo Centro Universitário de Patos de Minas. Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Patos de Minas.

Downloads

Publicado

23/02/2017

Edição

Seção

Artigos