AUDITORIA INTERNA EM UMA EMPRESA ATACADISTA: um estudo de caso na percepção dos auditores e auditados quanto às práticas de auditoria interna
Resumo
O mundo dos negócios nos últimos anos foi surpreendido por escândalos contábeis que causaram a queda de confiança por parte dos investidores nas demonstrações e números informados pelas empresas. A descoberta de fraudes contábeis praticadas pelas gigantes norte-americanas Enron e WorldCom, que levaram estas sólidas empresas a falência em questão de dias, foram responsáveis pela criação da lei Sarbanes-Oxley (SOX). Após a criação desta lei o conceito de governança corporativa ganhou força dentro das organizações, sendo que a área de auditoria interna começou a ser mais explorada pelas entidades visando melhoria dos processos e proteção de seus ativos. Conforme identificado na realização deste trabalho, os estudos científicos sobre este departamento são pouco expressivos, assim esta pesquisa teve como objetivo estudar a percepção de auditores e auditados sobre as práticas de auditoria interna em uma empresa do setor atacadista de Uberlândia. Os aspectos metodológicos da pesquisa foram constituídos de pesquisa descritiva, qualitativa e estudo de caso, sendo usado um questionário na escala Likert para coleta dos dados. A população era composta por todos os atacadistas distribuidores da cidade, porém em decorrência de apenas o atacadista estudado possuir a auditoria interna, a amostra ficou restrita a essa organização empresarial. Os resultados revelaram que a maioria dos profissionais auditores e responsáveis pelos departamentos está no cargo há mais de dez anos, cuja formação acadêmica é a especialização. Verificou-se que a percepção de ambos os grupos estudados é avaliada de forma positiva, porém, com algumas percepções indiferentes e negativas.
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