Análise Comparativa dos Indicadores Econômico-Financeiros dos maiores Municípios por população das Mesorregiões do RS
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a situação econômico-financeira dos maiores municípios por população situados em cada uma das mesorregiões do Rio Grande do Sul. O estudo tem um enfoque na utilização de indicadores econômico-financeiros para a análise das demonstrações contábeis dos entes públicos. No referencial teórico são abordados os seguintes temas: Estrutura das Demonstrações Contábeis; e Análise das Demonstrações Contábeis. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a pesquisa bibliográfica, em publicações sobre o tema da análise de demonstrações por meio de indicadores, e a pesquisa documental nas demonstrações contábeis dos municípios. Os dados foram analisados de forma quantitativa, em relação aos cálculos realizados nos indicadores, e qualitativa, através da interpretação dos resultados dos mesmos. Na apresentação dos resultados estão demonstradas as diferenças existentes entre os municípios com relação ao comprometimento com obrigações em curto e longo prazo, e também a composição do capital e os retornos do ativo e do patrimônio líquido. Nas considerações finais, o estudo destaca que os municípios de Santa Maria, Passo Fundo e Porto Alegre apresentaram os melhores índices de liquidez e atividade, enquanto que nos indicadores do grupo de endividamento e resultado, o Município de Santa Cruz do Sul obteve os melhores resultados. O Município de Pelotas apresentou quedas em indicadores de resultado, e os municípios de Caxias do Sul e Uruguaiana demonstraram índices negativos em mais de um grupo de indicadores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.