Empresas que Ingressaram no Novo Mercado BM&FBOVESPA: uma Análise do Preço Médio das Ações

Autores

  • Ibis Elizete Avelar Universidade Federal de Uberlândia
  • Cristiano Camargo Faculdade Politécnica
  • Nevison Amorim Pereira Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O objetivo do trabalho é verificar se os preços médios das ações das empresas que abriram capitais no Novo Mercado da BM&FBOVESPA apresentaram variações estatisticamente significativas em períodos diferentes. A análise é descritiva, por meio de uma pesquisa bibliográfica com abordagem quantitativa. Utilizou-se da estatística descritiva, teste de normalidade e teste de Wilcoxon. Os resultados evidenciam que das dez empresas que ingressaram no Novo Mercado, quatro apresentaram diferenças estatisticamente significativa no preço médio das ações entre o segundo semestre de 2011 e o primeiro semestre de 2012. As demais mantiveram a valorização inicial nos semestres avaliados.

Biografia do Autor

Ibis Elizete Avelar, Universidade Federal de Uberlândia

Especialista em Finanças e Planejamento Empresarial, professora na UNIPAC

Cristiano Camargo, Faculdade Politécnica

Mestrando em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás, professor na Faculdade Politécnica

Nevison Amorim Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Administrador da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

18/12/2016

Edição

Seção

Artigos