PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE INTERNO: PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE PEQUENAS EMPRESAS VAREJISTAS MINEIRAS

Autores

  • Alyne Alves Santos
  • Maria Paula Oliveira Borges
  • Wesley Sidney Mendonça Universidade Federal de Uberlândia
  • Graciela Dias Coelho Jones

Resumo

O cenário mundial tem passado por grandes mudanças, que exige dos gestores das empresas habilidades para antecipar o impacto e reflexo dessas mudanças no ambiente interno das organizações. Neste contexto, a prática do planejamento é de grande importância para a condução das atividades das empresas, garantindo a antecipação de oportunidades e redução das ameaças. O planejamento deve apoiar-se em estimativas do que acontecerá, e menos em sínteses do que já aconteceu. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é analisar a percepção dos gestores das pequenas empresas varejistas mineiras quanto à importância do Planejamento Orçamentário como instrumento de controle interno. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário a uma amostra de oito gestores de uma rede de supermercados varejistas de pequeno porte, situados na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Como resultado do presente estudo tem-se uma associação positiva do planejamento orçamentário como ferramenta para analise do desempenho da empresa. No que tange à execução e controle orçamentário os gestores concordam quanto à adoção de ferramentas orçamentárias, reconhecendo sua importância. Ressalta-se que 63% dos gestores das empresas aprovam a integração entre o sistema contábil e orçamentário.

Biografia do Autor

Wesley Sidney Mendonça, Universidade Federal de Uberlândia

Sou estudante do curso de Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente trabalho em um escritório de contabilidade, como assistente contábil, e tenho vontade de seguir carreira acadêmica em uma unversidade.

Downloads

Publicado

19/09/2016

Edição

Seção

Artigos