Percepção dos Estudantes de Graduação em Ciências Contábeis Quanto à Realização da Iniciação Científica

Autores

  • Ana Carolina Vasconcelos Colares
  • Cássia de Oliveira Ferreira

Resumo

Esta pesquisa propôs identificar as percepções dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis quanto à importância dada à iniciação científica, bem como as oportunidades e limitações da realização da mesma no âmbito de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada. A pesquisa é classificada como descritiva com abordagem qualiquanti e procedimentos de pesquisa de campo por meio de aplicação de questionários a uma amostra não probabilística de 165 alunos de uma Instituição de Ensino Superior privada. Observou-se que, embora nem todos os alunos tenham interesse na pesquisa, de forma geral eles tratam com relevância a iniciação científica, tendo em vista o crescimento da ciência contábil e a possibilidade de crescimento acadêmico e profissional. Além disso, observou-se que a principal razão pela qual os estudantes de graduação em ciências contábeis não participam de programas de iniciação científica, é a falta de tempo para se dedicar a pesquisa, tendo em vista que já estão inseridos no mercado de trabalho e ainda precisam se dedicar às atividades normais de aula. Por outro lado, foi destacado também que a comunicação da universidade com os alunos quanto às oportunidades de pesquisa poderia ser melhor, o que justificaria em parte o desconhecimento de alguns alunos quanto a essas oportunidades.

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Publicado

19/09/2016

Edição

Seção

Artigos