ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ÉTICA

Autores

  • Wesley Sidney Mendonça Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilvania Sousa Gomes

Resumo

Experiências quotidianas são observadas em relação aos distintos comportamentos que os indivíduos manifestam, uma vez que são livres para se expressarem. Nesse sentido, normas morais e éticas são estabelecidas no contexto social, a fim de guiar a conduta humana para um melhor relacionamento em sociedade. Estimular normas morais a futuros profissionais é relevante, visto que manter uma postura ética para vida profissional gera eficiência e induz ao cumprimento da legislação e das diretrizes organizacionais. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi identificar a concepção dos graduandos do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Triângulo Mineiro acerca da ética. Para tanto, foi aplicado um questionário, a fim de verificar se as concepções estão relacionadas com: o período que estão cursando na universidade, o gênero, a idade, o estado civil, a religião e a renda pessoal que possuem. Os resultados foram analisados por meio do teste qui-quadrado, da Análise de Correspondência e Homogeneidade. Foi verificado, por meio do teste qui-quadrado, que as variáveis idade e renda pessoal não influenciaram nas percepções dos discentes, porém foram apontadas relações entre os gêneros masculino e feminino, quanto a crença religiosa e o período. Esta pesquisa contribui no sentido de oferecer indicativos para o entendimento dos fatores que podem influenciar a conduta ética dos estudantes.

Biografia do Autor

Wesley Sidney Mendonça, Universidade Federal de Uberlândia

Sou estudante do curso de Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente trabalho em um escritório de contabilidade, como assistente contábil, e tenho vontade de seguir carreira acadêmica em uma unversidade.

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Publicado

19/09/2016

Edição

Seção

Artigos