EXAME DE SUFICIÊNCIA SOBRE A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE QUE TIVERAM ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS COM QUALIS B3

Autores

  • Geovane Camilo Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Sandro Angelo Andrade UNIPAM

Resumo

Este estudo analisou a opinião dos autores que publicaram artigos em revistas nacionais, com Qualis B3, acerca do Exame de Suficiência. Foram selecionadas 8 revistas que atendiam aos requisitos estipulados pelos autores, os periódicos foram: Pensar Contábil; Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE; Revista de Contabilidade e Controladoria; Registro Contábil; Revista Ambiente Contábil; Revista Contemporânea de Contabilidade; Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade; Revista de Informação Contábil e Sociedade, Contabilidade e Gestão. A metodologia envolveu pesquisas: bibliográficas, campo, descritiva, exploratória e quantitativa. A maioria dos respondentes pertence ao sexo masculino e leciona em universidades públicas. Grande parte concorda com o retorno da avaliação, sendo que para os respondentes o exame deve ser aplicado apenas uma vez, como é a regra. Eles concordam que esta prova melhora o ensino das Instituições de Ensino, melhora e valoriza a profissão contábil e aumenta o grau de conhecimento dos profissionais. Os questionados que são docentes, em sua maior parte, não fizeram adequações em suas aulas com a volta do exame, considerando seus conteúdos atualizados em relação aos cobrados na prova e também não realizam uma preparação específica dos alunos para sua realização.

Biografia do Autor

Geovane Camilo Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Prof. Universidade Federal de Uberlândia. Mestrando em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialista em Planejamento e Gestão Tributária pelo Centro Universitário de Patos de Minas. Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Patos de Minas.

Downloads

Publicado

01/09/2016

Edição

Seção

Artigos