MUDANÇAS NAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS PELA LEI 11.638/07 NA ANÁLISE DE EMPRESAS DO SETOR DE MINERAÇÃO
Resumo
As mudanças nas demonstrações contábeis possuem papel fundamental para o desenvolvimento das empresas nacionais no mercado internacional, uma vez que seu objetivo está relacionado à divulgação das informações contábeis de forma clara e relevante. Nesse sentido, o presente trabalho possui como objetivo principal analisar os impactos causados por estas mudanças através da Lei 11.638/07 nos indicadores econômico-financeiros das empresas do segmento da Mineração presentes na BM&FBovespa, a partir da harmonização contábil introduzida pelos padrões IFRS. Foi analisado o desempenho econômico das empresas no período de 2005 a 2010. Os resultados da avaliação de desempenho econômico-financeiro evidenciaram que grande parte dos índices demonstram situação positiva para as empresas, com destaque para a liquidez da Vale S.A e Litel Participações S.A. Relativamente ao impacto causado pelas mudanças nas normas contábeis, os resultados demonstraram que não houve mudanças relevantes pela harmonização, já que as modificações mais expressivas com as alterações da norma se propagaram nas empresas com menor desempenho econômico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.