MUDANÇAS NAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS PELA LEI 11.638/07 NA ANÁLISE DE EMPRESAS DO SETOR DE MINERAÇÃO

Autores

  • Leila Francisca Saraiva Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Anelisa de Carvalho Ferreira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • João Paulo Calembo Batista Menezes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Resumo

As mudanças nas demonstrações contábeis possuem papel fundamental para o desenvolvimento das empresas nacionais no mercado internacional, uma vez que seu objetivo está relacionado à divulgação das informações contábeis de forma clara e relevante. Nesse sentido, o presente trabalho possui como objetivo principal analisar os impactos causados por estas mudanças através da Lei 11.638/07 nos indicadores econômico-financeiros das empresas do segmento da Mineração presentes na BM&FBovespa, a partir da harmonização contábil introduzida pelos padrões IFRS. Foi analisado o desempenho econômico das empresas no período de 2005 a 2010. Os resultados da avaliação de desempenho econômico-financeiro evidenciaram que grande parte dos índices demonstram situação positiva para as empresas, com destaque para a liquidez da Vale S.A e Litel Participações S.A. Relativamente ao impacto causado pelas mudanças nas normas contábeis, os resultados demonstraram que não houve mudanças relevantes pela harmonização, já que as modificações mais expressivas com as alterações da norma se propagaram nas empresas com menor desempenho econômico.

Biografia do Autor

Leila Francisca Saraiva Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Anelisa de Carvalho Ferreira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), pós-graduação Certificate in Business Administration (CBA) Finanças pelo IBMEC-MG (2006) e mestrado em Contabilidade pelo Instituto Universitário de Lisboa (2011) e é Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

João Paulo Calembo Batista Menezes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Auxiliar da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Tem experiência profissional na área Contábil, onde já atuou como contabilista, consultor e auditor

Downloads

Publicado

19/09/2016

Edição

Seção

Artigos