Confiança e Custos de Transação em uma Grande Organização do Ramo de Construção Pesada
Resumo
Partindo-se do pressuposto de que a confiança é importante para mitigar os custos de transação dentro de uma organização, este artigo tem como propósito analisar esta relação, segundo o ponto de vista de onze executivos de uma grande organização do ramo de construção pesada. O referencial teórico utilizado é representado pela teoria dos custos de transação (Williamson, 1985, 1996, 1998) e pela confiança nos contratos relacionais (Wolff, 1996; Ripperger, 1998; Ladeira e Marconatto; Andrade et al., 2011; Zanini, 2007, 2014). A metodologia utilizada é qualitativa com emprego de entrevista semiestruturada. Os resultados sugerem que o processo de monitoração cumpre o papel de natureza administrativa com o intuito de certificar se os procedimentos estabelecidos pela administração estão sendo seguidos, sendo a confiança um acordo tácito fundamental para o desempenho da empresa. Como contribuição de gestão, entende-se que este artigo corrobora com a visão de que implantar uma cultura que exija “cumprir o que foi combinado” atua no sentido de mitigar os custos de transação e fortalecer a confiança entre os indivíduos dentro de uma organização.
Palavras-Chave: Confiança; Custos de Transação; Construção Civil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.