Análise Financeira de Hospitais: O Caso da Santa Casa de Misericórdia de Itaguara
Resumo
Este artigo objetivou analisar a situação financeira da Santa Casa de Misericórdia de Itaguara no período entre 2010 e 2014. Este hospital foi selecionado para o estudo de caso por destacar-se em termos de capacidade assistencial, dentre os hospitais filantrópicos da Região Metropolitana de Belo Horizonte que são as únicas unidades de seus municípios. Os índices financeiros selecionados foram: liquidez corrente, endividamento, relação capital de terceiros/capital próprio, retorno sobre ativos (ROA) e retorno sobre o patrimônio líquido (ROE). Apesar de a literatura apontar que os hospitais filantrópicos geralmente passam por dificuldades financeiras, a análise dos índices apontou uma ótima saúde financeira da Santa Casa de Misericórdia de Itaguara, principalmente, em comparação com outras organizações do setor de saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.