O SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO E SEU RELACIONAMENTO COM PRODUTO INTERNO BRUTO GERADO PELAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO E O DISTRITO FEDERAL
Resumo
Esta investigação buscou avaliar como os diferentes níveis educacionais contribuem para a promoção do crescimento econômico nas unidades da federação brasileira bem como no seu distrito federal. Como variável de estudo representativa do crescimento econômico admitiu-se o Produto Interno Bruto (PIB) gerado pelas unidades da federação brasileira e o distrito federal, e, como possíveis variáveis explicativas representativas dos diferentes níveis educacionais do sistema de ensino brasileiro foram admitidas as quantidades de matrículas referentes aos cursos de graduação, presencial e a distância, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante, educação especial, e, educação de jovens e adultos, e, ainda, a quantidade de alunos concluintes dos cursos de graduação presencial e dos cursos de graduação a distância. Para análise dos dados foi utilizada a análise de regressão linear múltipla, pelo método stepwise. Após validar a modelagem explicativa do comportamento do PIB estadual, ficou evidente que a variável relacionada à quantidade matrículas em cursos de graduação presencial foi responsável por explicar 98,1% das observações integrantes da amostra deste estudo. Também foi identificado que a variável relacionada à quantidade de matrículas no ensino médio elevou aquele poder explicativo para 98,5%. Finalmente, foi possível notar a necessidade de se admitir a possibilidade de causalidade reversa, tanto no caso das matrículas no ensino superior presencial quanto do próprio ensino médio. Ou seja, sob tal ótica, o crescimento econômico também influencia o número de matrículas dessas duas etapas da educação nas unidades da federação brasileira e no distrito federal.Downloads
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