Educação Financeira: um Mapeamento das Discussões nos Ambientes Acadêmicos de Ciências Contábeis no Horizonte Temporal de 2005 a 2014.

Autores

  • Fany Muriell Pereira Felipe FUCAMP
  • Tatiane Pereira Oliveira FUCAMP
  • Reiner Alves Botinha Faculdade de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O nível de endividamento das famílias tem apresentado números alarmantes e pesquisas identificam grau reduzido de educação financeira. A presente pesquisa visou identificar o quanto tem-se discutido sobre educação financeira no âmbito acadêmico-científico em Ciências Contábeis, fazendo um levantamento de componentes curriculares acerca de finanças pessoais nas instituições de ensino superior em Ciências Contábeis, bem como elaborando um mapeamento das pesquisas sobre educação financeira no Brasil, publicadas em eventos e periódicos científicos, com ênfase em Contabilidade, entre os anos de 2005 e 2014. Verificou-se que não têm sido apresentados componentes curriculares nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, bem como tem-se discutido pouco sobre o tema nos principais eventos e periódicos da área contábil. Os resultados encontrados sugerem o enfraquecimento do estereótipo dado ao profissional contábil, no que se refere a apresentarem maior maestria na gestão dos recursos pessoais.

Biografia do Autor

Reiner Alves Botinha, Faculdade de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando e Mestre em Contabilidade Financeira pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Fundação Carmelitana Mário Palmério (FUCAMP).

Downloads

Publicado

22/03/2016

Edição

Seção

Artigos