RELAÇÃO DO CRÉDITO E DA RENDA COM O DESEMPENHO DA CARTEIRA DO ÍNDICE BM&FBOVESPA IMOBILIÁRIO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a influência de importantes variáveis econômicas relacionadas ao crédito e a renda no desempenho da carteira BM&FBOVESPA imobiliário (IMOB). O trabalho caracteriza-se como quantitativo-descritivo e compreende a aplicação de análise de correlação e de regressão múltipla. Complementarmente, também foi utilizado o teste de cointegração que permitiu verificar a relação de equilíbrio no longo prazo entre o desempenho do IMOB e as variáveis dependentes selecionadas. A análise de correlação possibilitou averiguar a relação linear entre as variáveis: volume de financiamentos imobiliários, taxa Selic, inadimplência, renda, poupança e desemprego, enquanto a análise de regressão linear múltipla apontou que apenas duas variáveis entre as estudadas explicam a variação do desempenho do IMOB, sendo elas, a poupança e a taxa Selic, ambas com associação negativa com o índice. Na sequência, pelo teste de cointegração constatou-se que a poupança, a renda e a taxa de desemprego apresentaram relação de equilíbrio no longo prazo com o IMOB. No que tange ao objetivo principal do estudo, destaca-se a influência das variáveis, poupança e taxa Selic, no desempenho do IMOB, bem como a relação de equilíbrio de longo prazo das variáveis, renda e taxa de desemprego, com o desempenho desse índice.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.