ANÁLISE DO RESULTADO ECONÔMICO EM ESCOLAS MUNICIPAIS NO SEMIÁRIDO BAIANO
Resumo
Embora a avaliação de desempenho das entidades públicas gere uma discussão de complexidade relevante, as discussões acerca de condutas de gestão têm merecido destaque na busca de uma melhor administração de recursos públicos. O trabalho fundamentou a importância de se desenvolver a Demonstração do Resultado Econômico em entidades públicas como forma de avaliar a gestão dos recursos públicos. Como metodologia, além de uma revisão bibliográfica, foi feito um estudo empírico em escolas municipais das cidades de Caetité/BA e Guanambi/BA, com objetivo de apresentar a aplicação do demonstrativo. A metodologia buscou conceituar a importância da transparência na administração pública, origem e finalidade dos resultados econômicos, o qual introduz uma ferramenta essencial para mensurar e evidenciar os custos e despesas das entidades públicas. É importante que a demonstração não só apresente dados quantitativos, como superávit, déficit e equilíbrio econômico, mas que seja instrumento possível de reduzir a assimetria informacional e tornar a sociedade mais ativa com a coisa pública. Para mensuração do Resultado Econômico foi aplicado o definido por Slomski, sendo calculada a receita econômica, e em seguida deduzido os custos diretos e indiretos incorridos nas escolas. Os resultados evidenciaram que as aplicações dos recursos nas escolas agregaram valor econômico aos recursos investidos pela sociedade, logo, é interessante ressaltar que, ao elaborar a demonstração com um eficiente sistema de custos, os gestores públicos e os cidadãos detêm maior conhecimento das despesas geradas no período e, com isso, trazer resultados favoráveis à sociedade ao proporcionar a avaliação da qualidade dos gastos.
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