Convergência às Normas Internacionais e o Ensino da Contabilidade: Uma Análise sob a Ótica dos Coordenadores dos Cursos de Ciências Contábeis de Pernambuco.
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a percepção dos coordenadores dos cursos de graduação de Ciências Contábeis do Estado de Pernambuco em relação à convergência às normas internacionais de contabilidade e o impacto no ensino. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, como instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário. Responderam à pesquisa 10 coordenadores de Instituições de Ensino do Estado de Pernambuco, que representam um percentual de 28,57% da amostra. Os resultados evidenciaram que a maioria dos coordenadores atribui muita importância ao processo de convergência, contudo 40% declararam conhecimento pouco suficiente acerca das referidas normas. Os respondentes apontaram como principais dificuldades enfrentadas pelo ensino a capacitação do corpo docente, a falta de investimento das Instituições na capacitação dos professores e a falta de adequação das ementas das disciplinas e grades curriculares às normas internacionais. A conclusão do trabalho aponta que ainda restam muitas medidas a serem adotadas na adequação do ensino diante do processo de convergência contábil e que os coordenadores são os principais agentes representantes das instituições na proposição de melhorias no ensino da contabilidade.
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