GESTÃO DAS FINANÇAS MUNICIPAIS E OS INDICADORES SOCIOECONÔMICOS: Estudo de caso em uma prefeitura do Estado da Bahia

Autores

  • Fabrício Ramos Neves Instituto Federal Baianoa/Faculdade Guanambi
  • Denise Costa Nascimento Neves Faculdade Guanambi

Resumo

Este trabalho caracteriza-se por um estudo de caso, cujo objetivo foi descrever o comportamento financeiro de um pequeno município do estado da Bahia, que, apesar das adversidades, apresenta índices de responsabilidade fiscal, social e de gestão positivos, fortalecendo assim a atuação do município em direção ao seu desenvolvimento. Para a realização deste trabalho foram utilizadas três formas de análises dos dados contábeis do município referentes aos anos de 2009 a 2011. A primeira delas corresponde a análise por meio de índices ou quocientes, a segunda consistiu na análise vertical e horizontal e a terceira, de forma inovadora, baseada em conceitos oriundos do Modelo Dinâmico de Capital de Giro (MDCG) proposto por Fleuriet na década de 70. A análise dos dados coletados permitiu a realização de inferências sobre a estrutura financeira do município. Além disso, por meio desses dados foi possível estudar alguns elementos que compõem o aspecto fiscal do Índice de Responsabilidade Fiscal e Social (IRFS) adotado pela CNM. Os resultados indicaram que o IRFS tem apresentado valores constantes no período estudado e que a estrutura financeira do município e os quocientes de balanço patrimonial têm sofrido alterações positivas. Esse cenário sugere que o fortalecimento da capacidade de investimento e da capacidade de quitar as dívidas, aliado a uma atenção à capacidade de gestão e de respostas rápidas às demandas sociais, podem se reverter em melhores resultados para o desenvolvimento do município. 

Biografia do Autor

Fabrício Ramos Neves, Instituto Federal Baianoa/Faculdade Guanambi

Mestre em Administração pela FEAD (2014). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Especialista em Planejamento Tributário pela UNIFACS (2008). Pós Graduado em Gestão e Contabilidade Pública pela Faculdade Guanambi (2011). Perito Judicial. Membro da Câmara de Contadores do IBRACON 9ª Seção Regional. É delegado efetivo do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia em Guanambi. Contador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi/BA. Coordenador Adjunto do Curso de Graduação em Ciências Contábeis e Professor do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Guanambi. Sócio da Peritia Assessoria Contábil Ltda-ME.

Denise Costa Nascimento Neves, Faculdade Guanambi

Possui graduação em Ciências Contábeis pela FIB - Estácio de Sá Bahia (2009). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Guanambi (2011). Pós graduanda em Direito do Trabalho na Faculdade Pitágoras de Minas Gerais. Acadêmica do curso de Direito da Faculdade Guanambi. É representante do Projeto Mulher Contabilista em Guanambi - Ba e professora na área de Contabilidade dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade Guanambi. Sócia - Administradora da Peritia Assessoria Contábil Ltda-ME.

Downloads

Publicado

04/03/2016

Edição

Seção

Artigos