Retorno das ações com status de reputação corporativa no Brasil: Um estudo comparativo entre empresas ranqueadas no MERCO e empresas listadas no ISE BM&F BOVESPA

Autores

  • LEONARDO JOSE SEIXAS PINTO Universidade Federal Fluminense
  • Fátima Souza Freire Universidade de Brasília
  • Mateus Alexandre Costa Dos Santos Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Várias proxies de reputação corporativa são aceitas e duas delas são: a) empresas listadas no ranking de reputação MERCO e b) empresas inclusas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE BM&F BOVESPA). Avaliar o desempenho financeiro das ações das empresas com reputação listadas pelo MERCO e comparar com o desempenho das empresas listadas no ISE foi o propósito dessa pesquisa. Por conta da disponibilidade das informações fez parte da pesquisa 33 das 100 empresas ranquedas pelo MERCO Brasil na categoria Responsabilidade Social e 14 das 37 empresas listadas no ISE no ano de 2012. Esperava-se como hipótese que as empresas melhores ranqueadas obtivessem maior retorno que as demais. Através da criação de 4 carteiras para a elaboração dos testes, constatou-se através do teste de média ANOVA que as empresas com reputação listadas no MERCO são mais rentáveis que as empresas listadas no ISE. Contudo, rejeitou-se a hipótese de que quanto melhor a posição da empresa no ranking maior também é o retorno dessas ações. 

Biografia do Autor

LEONARDO JOSE SEIXAS PINTO, Universidade Federal Fluminense

Professor da graduação e pós graduação da UFF. Mestre em contabilidade pela UERJ e doutorando em contabilidade na UnB.

Fátima Souza Freire, Universidade de Brasília

PhD em Contabilidade Socioambiental pela St. Andrews. Doutora e Mestre em Economia. Professora titular do mestrado e doutorado em contabilidade na UnB.

Mateus Alexandre Costa Dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Professor da graduação e pós graduação da UFPB. Mestre em contabilidade pela UnB e doutorando em contabilidade na UnB.

Downloads

Publicado

02/12/2015

Edição

Seção

Artigos