ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO MÉTODO ESTUDO PESQUISAS NATEMÁTICA ORÇAMENTO
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar os procedimentos metodológicos nas publicações nacionais e internacionais sobre a temática ‘orçamento’, que utilizaram o método de estudo de caso, outro objetivo também foi verificar se aplicação da metodologia adotada valida o rigor científico proposto pela literatura. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, qualitativa e bibliográfica. A amostra consiste em 17 artigos que utilizaram o estudo de caso na temática ‘orçamento’, publicados em periódicos nacionais e internacionais no período de 2003 a 2013. Os resultados apontam que os trabalhos estão concentrados no ano de 2013, e eles são predominantemente qualitativos. A escolha pelo desenvolvimento do estudo de caso único foi significante em 82% da amostra. Quanto ao rigor científico adotado pelos autores em relação à validação do método, por meio do protocolo de caso proposto por Yin (2005) e Einsenhardt (1989), em apenas 4 trabalhos foi encontrado o modelo de Yin (2005) como referência.
Palavras-Chave: Validação do Método Estudo de Caso. Orçamento. Rigor Científico. Protocolo de caso. Estratégia de pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.