Quem atua na investigação da fraude e corrupção no Patrimônio das Organizações, é o PERITO CONTADOR ou o CONTADOR FORENSE?
Resumo
O cenário de grandes escândalos financeiros nas organizações nacionais e internacionais, é um agravante para que a contabilidade entre em ação com medidas e habilidades técnicas, capazes de atenuarem essa problemática, destarte, surge a necessidade de analisar e identificar às habilidades e características dos profissionais Perito Contador e Contador Forense, quem melhor desenvolve a atividade de investigação a fraude e corrupção nas entidades brasileiras. Para os procedimentos técnicos, fez uso das pesquisas bibliográfica e documental. Pesquisas exploratória e descritiva para alcance dos objetivos. Utilizou-se recursos de pesquisa bibliométrica e análise de conteúdo, para a análise quantitativa e qualitativa. No processo de coleta de dados acessou às bases de dados referenciais e reconhecidas no meio acadêmico via Virtual Private Network (VPN) fornecida pela rede Education Roaming, que disponibiliza serviço de mobilidade entre as instituições acadêmicas de 70 países conveniados. Através das palavras-chave: perito contador, contador forense, fraude, corrupção, forensic accounting e forensic accountant, foram previamente selecionados 135 trabalhos que posteriormente foram analisados e escolhidos os que versavam sobre Contabilidade Forense e Perícia Contábil na investigação à fraude e corrupção nas entidades brasileiras. A partir da seleção final dos trabalhos, possibilitou-se analisar e interpretar as características e funções que se presume ter o profissional atuante nesta área, através da análise de gráficos e tabelas observando conceitos, percepções dos usuários de qual seria o profissional habilitado para desenvolver a atividade, campo de atuação, formação técnica, ferramentas e outras atribuições profissionais. Percebeu-se no estudo, que a Contabilidade Forense pode ser caracterizada como a atividade mais adequada na prática de investigação à fraude e corrupção nas entidades brasileiras.
Palavras-Chave: Perito Contador. Contador Forense. Fraude. Corrupção. Perícia Contábil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.