Análise dos Reflexos da Integração da Contabilidade Ambiental e Societária em Indústria Coureira

Autores

  • Ângela Regina Hammes Centro Universitário UNIVATES
  • Alexandre André Feil Centro Universitário UNIVATES
  • Adriano José Azeredo Docente no Centro Universitário UNIVATES (Centro de Gestão Organizacional - CGO)

Resumo

A situação econômica e financeira fidedigna de empresas deve ser apurada incorporando na escrita contábil os impactos relativos ao meio ambiente. Neste sentido, o tema desta pesquisa está relacionado com a Contabilidade Ambiental e delimita-se a uma indústria do setor coureiro, localizada no Sul do Brasil, no ano base de 2012. A problematização tem o propósito de questionar qual o reflexo na situação patrimonial após a segregação e evidenciação dos aspectos ambientais, objetivando, assim, identificá-los no Balanço Patrimonial (BP) e apurar seus efeitos no Fator de Insolvência (FI). A metodologia possui abordagem quantitativa, considerada um estudo de caso, em função do aprofundamento em apenas uma empresa e de natureza exploratória, por se tratar de assunto ainda pouco aplicado na prática empresarial. Os principais resultados apontam que após a segregação das contas ambientais, o ativo circulante ambiental representa 3,90% e o ativo não circulante ambiental 10,08% em relação ao ativo total, já o passivo circulante ambiental e o passivo não circulante ambiental, respectivamente, 3% e 21,41% em relação ao passivo total. Houve uma redução do Patrimônio Líquido de 30,19% em função da provisão para contingências ambientais, que não afetou a solvência da empresa, conforme resultados do FI Kanitz. Conclui-se pela análise da segregação e evidenciação e, confirmados pelo FI, que os aspectos ambientais não afetaram a situação patrimonial da empresa sendo absorvidos pelo valor (R$) contido na conta de reserva de lucros.

Biografia do Autor

Ângela Regina Hammes, Centro Universitário UNIVATES

Graduada em Ciências contábeis pelo Centro Universitário UNIVATES e Técnica em Ciências contábeis. Atua na assessoria de gestão de resíduos e análise de impactos ambientais. 

Alexandre André Feil, Centro Universitário UNIVATES

Doutorando em Qualidade Ambiental na Universidade Feevale, Mestre em Ambiente e Desenvolvimento, Especialização em Gestão de negócios e graduado em Ciências contábeis pelo Centro Universitário UNIVATES. Atuo como docente permanente no Centro Universitário UNIVATES (Centro de Gestão Organizacional - CGO) alocado no curso de Ciências Contábeis. Coordenador e docente na Pós graduação em Finanças e Controladoria (UNIVATES)

Adriano José Azeredo, Docente no Centro Universitário UNIVATES (Centro de Gestão Organizacional - CGO)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008); especialização em Gestão Universitária pelo Centro Universitário UNIVATES (2012); graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UNIVATES (2004) e nível técnico em Contabilidade (1990) . Atuo como docente permanente no Centro Universitário UNIVATES (Centro de Gestão Organizacional - CGO) alocado no curso de Ciências Contábeis. Coordenador Adjunto do Curso de Ciências Contábeis da UNIVATES. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Gerencial, Contabilidade Geral, TI, Sistema de Gestão Empresarial, Parametrização de Sistemas.

Downloads

Publicado

06/10/2015

Edição

Seção

Artigos