CURSOS SUPERIORES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL: APROVEITAMENTO ACADÊMICO E INCLUSÃO SOCIAL ANALISADOS A PARTIR DE MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS

Autores

  • Carlos Roberto Souza Carmo UFU
  • Patrícia do Prado Cunha Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia
  • Sirlene de Aguiar Fernandes Almeida Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia
  • Isabella Vilela de Souza Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Resumo:

Este estudo teve por objetivo realizar uma análise comparativa sobre a existência de possíveis diferenças no aproveitamento acadêmico por parte de estudantes portadores de necessidades educacionais especiais dos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis do Brasil, em função de apresentarem deficiências física, auditiva e visual. A partir dos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foram identificadas as notas brutas das provas que avaliaram os conteúdos referentes aos componentes curriculares de formação geral e de formação específica, e, portanto, originaram a nota geral do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), em 2012, cujos dados foram analisados, inicialmente, a partir  estatísticas descritivas apoiadas em gráficos e tabelas que continham informações referentes a valores mínimos e máximos, quartis, média, mediana, desvio padrão e amplitude. Na sequência, foram utilizados testes de normalidade, teste F para análise de variância, teste T de Student para o comparativo das médias de duas amostras independentes com variâncias iguais, e, ainda, o teste não paramétrico de Wilcoxon para o comparativo de medianas. Ao final, entre outras evidências, foi observado que os estudantes portadores de necessidades educacionais oriundas de deficiência auditiva apresentaram um aproveitamento médio menor que os demais estudantes de Ciências Contábeis portadores de necessidades educacionais especiais, o que pode ser visto como um indício de que a instituições de ensino superior brasileiras, ofertantes dos cursos de ciências contábeis, poderiam estar mais bem preparadas para o atendimento dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais oriundas de deficiências sensoriais.

 

Palavras-chave: Portadores de necessidades educacionais especiais. Deficiências sensoriais. Métodos quantitativos aplicados.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, UFU

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela  FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo (DE) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Exprofessor dos cursos presenciais de Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Ex-professor e membro estruturante do curso de Ciências Contábeis à distância (EAD) da UNIUBE. Foi parecerista e roteirista de componentes curriculares para "Educação à Distãncia" da UNIUBE. Ex-professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM e das Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade, Normas e Práticas Contábeis, Finanças, Contabilidade Gerencial e de Custos.

Patrícia do Prado Cunha, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Ciências Contábeis (FACIC-UFU)

Sirlene de Aguiar Fernandes Almeida, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia

Especialista em Control. e Fin. (UFMG) e MBA em Auditoria e Perícia (FACIC-UFU)

Isabella Vilela de Souza, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Ciências Contábeis (FACIC-UFU)

Publicado

17/09/2015

Edição

Seção

Artigos