O MERCADO DE AUDITORIA CONTÁBIL EM RIBEIRÃO PRETO – SP APÓS A LEI 11.638/2007
Resumo
O desenvolvimento da auditoria contábil em Ribeirão Preto se aqueceu após a implantação da lei 11.638/2007 e o desenvolvimento da cidade ascendeu o interesse de grandes empresas a fazer as suas instalações na cidade. Este mercado é de grande importância para os administradores de grandes empresas e umas das principais profissões no mercado de trabalho na área contábil. O desenvolvimento do estudo aplicou-se uma entrevista exploratória com os gerentes e diretores de seis empresas de auditoria na cidade de Ribeirão Preto explorando perguntas sobre o desenvolvimento desta lei, os impactos que a lei trouxe aos grupos de auditoria contábil, o ano de implantação de cada empresa de auditoria na cidade e os benefícios para as auditorias. O estudo faz uma análise dos anos de 2008 até o ano de 2013 analisando como foi este aquecimento de mercado. Após a implantação da lei 11.638/2007 houve um grande aquecimento no mercado de auditoria e uma maior concorrência para o aumento da carteira de clientes de cada empresa. As empresas de grande porte contratam os serviços de auditoria e consequentemente houve um aquecimento na contratação de funcionários, crescimentos no faturamento dos grupos de auditoria e serviços prestados para as empresas de grande porte. Futuramente o aquecimento do mercado da auditoria contábil durante alguns anos será um mercado amplamente concorrido em grandes capitais brasileiras, com a necessidade de as empresas obter uma auditoria em suas empresas e os grupos de auditoria contábil concorrendo com outras empresas de auditorias para a conquista de novos clientes.
Palavras-chave: Auditoria contábil, Lei 11.638/2007, Mercado de Auditoria Independente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.