GESTÃO DE PREÇOS: UM ESTUDO EM PEQUENAS EMPRESAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA EMPREENDER – UBERLÂNDIA-MG
Resumo
O objetivo geral deste estudo é identificar e analisar os principais fatores que influenciam na determinação do preço de venda utilizados pelos gestores das pequenas empresas. A amostra corresponde a 48 empresas participantes do Programa Empreender da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (ACIUB), tendo sido aplicado um questionário aos gestores de pequenas empresas. O instrumento é baseado nas proposições indicadas na literatura por Martins (2006); Santos et al. (2006); Cogan et al. (2007); Bruni e Famá (2008); Lima e Imoniana (2008); Teixeira, Leal e Miranda (2008); Canever, Schnorrenberger e Gasparetto (2010); e Santos, Leal e Miranda (2012). Para analisar os dados coletados, utilizaram-se a estatística descritiva e a análise de conglomerados. As funções da gestão de custos no processo decisório das empresas foram evidenciadas como muito importante pelos participantes da pesquisa. Na análise de conglomerados, identificaram-se dois clusters. O primeiro agrupou treze variáveis (fatores que influenciam e são utilizados na determinação do preço de venda) indicadas pelos gestores das pequenas empresas. Esses fatores são recomendados na literatura e englobam a influência dos consumidores, da concorrência e dos custos. Já o segundo cluster foi constituído por apenas uma variável: ‘fatores políticos e legais’. Os resultados confirmaram a indicação da abordagem mista para a gestão dos preços, o que é tratado na discussão teórica como o mais utilizado pelas empresas na decisão do preço de venda.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.