ANÁLISE DE DESEMPEMHO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DE RENDA FIXA E RENDA VARIÁVEL
Resumo
O objetivo principal deste estudo foi analisar o desempenho dos fundos de investimento do mercado nacional entre fevereiro de 2013 a janeiro de 2014, utilizando como referência a divisão entre fundos de renda fixa e fundos de renda variável. Para tanto, a performance da rentabilidade é avaliada através do cálculo da média mensal dos diversos estilos de fundos que compõem cada uma das duas classes de fundos de investimentos. Para comparar a evolução da rentabilidade durante o período de análise, utilizou-se o IBOVESPA para os fundos de renda variável e a taxa Selic para os fundos de renda fixa. Os fundos de investimentos foram selecionados do banco de dados da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), extraindo-se uma população contendo 10.979 fundos de investimentos. Os resultados indicam que, entre as duas modalidades de fundos analisadas, os fundos de renda variável conseguiram alcançar médias de rentabilidade um pouco superiores em relação aos fundos de renda fixa, proporcionado, especificamente, pelos resultados alcançados pelos fundos multimercado. Ao se fazer comparação entre os fundos de renda fixa e os fundos de ações, esses últimos apresentaram uma pior performance de rentabilidade devido à volatilidade apresentada pelos fundos de ações durante os doze meses analisados.
Palavras-chave: Fundos de investimentos, IBOVESPA, Taxa Selic.
ABSTRACT
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.