A CONTABILIDADE NA VISÃO EVOLUTIVA: AGREGANDO E VALORANDO O CAPITAL NO ÂMBITO TEÓRICO CONTÁBIL
Resumo
Este artigo visa dar uma amostragem, no âmbito da ciência, através de teorias, vindo desde a pré-ciência à ciência propriamente dita. Os aspectos importantes tratam do entendimento filosófico, indo até ao desempenho doutrinário de cada teoria, através dos seus precursores. No estudo pré-científico mostra-se um entendimento empírico da ciência, porém válido na consubstanciação do objeto final da contabilidade. Esses estudos apareceram através das Teorias Contistas, Controlistas e Neocontista que serviram de base do estudo. Já no aspecto científico, as teorias contábeis mostram-se mais transparentes e contundentes em busca da verdade do objeto científico da ciência. Como por exemplo: a Teoria Patrimonialista de Masi que serviu de base conceitual para que o Brasil fosse seguidor dessa corrente doutrinária com o mérito do cientista brasileiro Francisco D`Áuria. No embasamento teórico da Teoria Neopatrimonialista, em uma ótica social, observa-se a priori a lacuna deixada pelas teorias anteriores desde a pré-ciência à ciência propriamente dita, mostrando uma riqueza do entendimento macroeconômico da composição das células sociais no patrimônio das organizações. Com isso, a teorização maior deste artigo deve-se à gravitação das teorias pré-científicas e científicas na tentativa de induzir à informação contábil como forma de agregação de valor ao capital.
Palavras-chave: Contismo. Controlismo. Neocontismo. Patrimonialismo. Neopatrimonialismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.