Gestão de custos: um estudo multicaso sobre o gerenciamento dos custos na produção de arroz no município de Dom Pedrito - RS.
Resumo
O presente estudo abordou a importância do gerenciamento de custos na produção do arroz irrigado no município de Dom Pedrito/RS. Na atividade primária, especialmente na produção arrozeira, o produtor não tem o poder de controlar o mercado, dessa forma, deve encontrar uma maneira eficaz de diminuir seus custos de produção, para que assim obtenha uma maior rentabilidade. Os objetivos da pesquisa foram os seguintes: verificar a existência da prática de apuração dos custos na produção arrozeira; verificar se os gestores utilizam as informações geradas na apuração dos custos para a tomada de decisões; apontar os principais métodos utilizados na apuração dos custos e; avaliar a importância atribuída pelos gestores, quanto a identificação dos valores na tomada de decisão gerencial. A coleta dos dados foi realizada, mediante a utilização de um questionário aplicado com os dezoito maiores produtores de arroz do município, os quais respondem por 25,62% do total produzido. Como principais resultados apurados, identificou-se que 90,9% dos produtores conhecem o custo de produção do arroz, o que está diretamente relacionado com o sucesso que estes obtêm nesta atividade, visto que grande parte está no mercado há mais de trinta anos. Apurou-se ainda, que o método de custeio por Absorção é o preferido dentre os principais métodos utilizados na apuração do custo, sendo utilizado por 81,8% dos produtores. As informações geradas servem como subsídio aos gestores na tomada de decisão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.