INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CONTABILIDADE: BENEFÍCIOS E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DE PROFISSIONAIS DA REGIÃO BRAGANTINA
Resumo
A tecnologia tem transformado significativamente a execução das tarefas contábeis, especialmente com a automação de atividades antes manuais e repetitivas. Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) já são utilizadas na análise de dados, elaboração de relatórios e apoio à tomada de decisões, exigindo dos profissionais, novas competências e maior domínio do ambiente digital. Este trabalho teve como objetivo analisar as percepções de profissionais da contabilidade quanto à adoção da IA em suas rotinas. Buscou-se compreender como enfrentam os desafios impostos por essa tecnologia e os benefícios percebidos na transição para um cenário mais automatizado. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, realizada por meio de questionário estruturado aplicado a 30 profissionais contábeis atuantes em escritórios das cidades de Atibaia, Bragança Paulista, Mairiporã e Campinas. Os resultados indicam que, embora muitos já utilizem recursos de IA, ainda enfrentam alguns desafios como falta de conhecimento técnico, insegurança quanto à confiabilidade dos sistemas e lacunas na formação. Em contrapartida, destacam-se como benefícios, os ganhos em agilidade e redução de erros nos processos. Conclui-se que a pesquisa contribui para a reflexão sobre o papel da tecnologia na contabilidade e evidencia a necessidade de constante atualização profissional e adequações na formação acadêmica.
Palavras-chave: Inteligência Artificial. Contabilidade. Profissional Contábil. Transformação Digital.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.