MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE AUDITORIA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DA MODALIDADE PRESENCIAL E ALUNOS DA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Resumo
Ao considerar a importância da Auditoria Contábil no contexto profissional e, por consequência, sua relevância dentro do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, e, ainda, a importância do estudo de aspectos motivacionais no contexto acadêmico, a presente pesquisa teve por objetivo geral avaliar quais características pessoais dos alunos do curso de Ciências Contábeis poderiam constituir-se em possíveis direcionadores da motivação para a aprendizagem da disciplina de Auditoria, e, ainda, de forma comparativa, analisar se existem diferenças entre tais direcionadores no que se refere à modalidade de ensino presencial e a modalidade a distância, em uma mesma instituição de ensino superior. A partir da aplicação da análise de regressão linear múltipla pelo método stepwise, foi observado que a idade dos alunos constituiu-se no principal direcionador da sua motivação em ambas as modalidades, sendo que, no caso dos alunos da modalidade presencial, percebeu-se que, adicionalmente, o seu tempo de experiência profissional na área contábil tem um comportamento inverso à sua motivação. Também foi detectado que fatores como período/etapa que o aluno estava frequentando no curso de Ciências Contábeis, seu gênero, e, ainda, o simples fato dele possuir alguma experiência na área contábil, não foram estatisticamente relevantes para determinar o seu grau de motivação para cursar a disciplina de Auditora, em ambas as modalidades de ensino.
Palavras-chave: Motivação. Aprendizagem. Auditoria. Métodos quantitativos aplicados.
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