MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE AUDITORIA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DA MODALIDADE PRESENCIAL E ALUNOS DA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Carlos Roberto Souza Carmo Faculdade Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU).
  • Renata de Oliveira Souza Carmo Universidade de Uberaba (UNIUBE).
  • Marco Antonio de Oliveira Caetano Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Resumo

Ao considerar a importância da Auditoria Contábil no contexto profissional e, por consequência, sua relevância dentro do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, e, ainda, a importância do estudo de aspectos motivacionais no contexto acadêmico, a presente pesquisa teve por objetivo geral avaliar quais características pessoais dos alunos do curso de Ciências Contábeis poderiam constituir-se em possíveis direcionadores da motivação para a aprendizagem da disciplina de Auditoria, e, ainda, de forma comparativa, analisar se existem diferenças entre tais direcionadores no que se refere à modalidade de ensino presencial e a modalidade a distância, em uma mesma instituição de ensino superior. A partir da aplicação da análise de regressão linear múltipla pelo método stepwise, foi observado que a idade dos alunos constituiu-se no principal direcionador da sua motivação em ambas as modalidades, sendo que, no caso dos alunos da modalidade presencial, percebeu-se que, adicionalmente, o seu tempo de experiência profissional na área contábil tem um comportamento inverso à sua motivação. Também foi detectado que fatores como período/etapa que o aluno estava frequentando no curso de Ciências Contábeis, seu gênero, e, ainda, o simples fato dele possuir alguma experiência na área contábil, não foram estatisticamente relevantes para determinar o seu grau de motivação para cursar a disciplina de Auditora, em ambas as modalidades de ensino.

Palavras-chave: Motivação. Aprendizagem. Auditoria. Métodos quantitativos aplicados.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, Faculdade Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU).

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela  FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo (DE) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Exprofessor dos cursos presenciais de Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Ex-professor e membro estruturante do curso de Ciências Contábeis à distância (EAD) da UNIUBE. Foi parecerista e roteirista de componentes curriculares para "Educação à Distãncia" da UNIUBE. Ex-professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM e das Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade, Normas e Práticas Contábeis, Finanças, Contabilidade Gerencial e de Custos.

Renata de Oliveira Souza Carmo, Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Especialista em Língua e Literatura Inglesa pela UNAERP

Professora da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Marco Antonio de Oliveira Caetano, Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Especialista em Especialista em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor dos Cursos de Ciências Contábeis e de Administração da Universidade de Uberaba (UNIUBE), tanto na modalidade presencial quanto a distância. Contador da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Downloads

Publicado

29/05/2014

Edição

Seção

Artigos