EFEITOS DA FIXAÇÃO DOS SUBSÍDIOS DOS VEREADORES NO ORÇAMENTO: UM ESTUDO DE CASO - CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA FORMOSA – MG

Autores

  • Flávia Stéfanni Regis Mota Centro Universitário de Patos de Minas
  • Geovane Camilo Santos Centro Universitário de Patos de Minas
  • Marcílio Geraldo Mendes Centro Universitário de Patos de Minas

Resumo

Uma questão que gera muitas indagações é o destino que é dado ao dinheiro público, tanto nas gestões federais, estaduais e municipais. Na área municipal o grande “vilão” pelo excesso de desembolsos públicos são os gastos com a remuneração dos vereadores. Logo, o presente artigo possui o objetivo geral de analisar as metodologias de fixação dos subsídios dos vereadores e verificar o impacto no Orçamento Legislativo Municipal. A definição das metodologias da fixação dos subsídios permitirá analisar se os gastos com a remuneração dos vereadores causam grandes “desgastes” aos cofres públicos da cidade de Lagoa Formosa. O presente trabalho utilizou como metodologia a pesquisa descritiva, o problema teve abordagem quantitativa, e a coleta de dados foi por meio de pesquisas bibliográfica e documental e sendo um estudo de caso. Os resultados encontrados demonstram que os gastos com vereadores no município lagoense obedecem a todas as metodologias aplicadas, sendo elas: Receita Corrente Líquida, Receita Total, Salários dos Deputados Estaduais e Repasse Financeiro. Então, a Câmara Municipal de Lagoa Formosa respeitou todos os percentuais estipulados em relação ao subsídio dos vereadores, obtendo-se, assim, um resultado positivo. Para o exercício de 2013, de acordo com o orçamento, e em relação às receitas do período Julho/2011 a Junho/2012 os limites também serão cumpridos.

Biografia do Autor

Flávia Stéfanni Regis Mota, Centro Universitário de Patos de Minas

Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

Geovane Camilo Santos, Centro Universitário de Patos de Minas

Pós graduando em Planejamento e Gestão Tributária pelo Centro Universitário de Patos de Minas. Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Patos de Minas. Autor dos artigos "Influência dos gastos sociais sobre o PIB"; " Nota Fiscal Eletrônica: Percepção sob a ótica dos profissionais da contabilidade". e "Análise por meio de Indicadores Patrimoniais, Financeiros e Orçamentários da Prefeitura de Patos de Minas". Apresentou o trabalho "Nota Fiscal Eletrônica: Percepção sob a Ótica dos Profissionais da Contabilidade", no Congresso Mineiro de Contabilidade (COMINE).

Marcílio Geraldo Mendes, Centro Universitário de Patos de Minas

Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE)

Downloads

Publicado

07/02/2014

Edição

Seção

Artigos