BALANCED SCORECARD NUMA ORGANIZAÇÃO PRESTADORA DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA E TELECOMUNICAÇÕES

Autores

  • Raquel Lúcia Andrade Mendonça FACIC/UFU
  • Vidigal Fernandes Martins FACIC/UFU

Resumo

O BSC é um instrumento que permite proporcionar a medição do desempenho empresarial a
partir do equilíbrio entre objetivos de curto, de médio e de longo prazo, com base em
indicadores financeiros e não financeiros. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa descritiva,
construída a partir de um levantamento de dados por meio de questionário, cujo objetivo foi
verificar se o Balanced Scorecard pode contribuir para a melhoria do gerenciamento de uma
organização do setor de Engenharia de Telecomunicações. Como principais contribuições,
pode-se elencar que o BSC trouxe maior clareza na elaboração dos orçamentos, trouxe mais
segurança no planejamento de vendas e permitiu entender os processos de maior valor
agregado.
Palavras chave: Balanced Scorecard. Gestão estratégica. Perspectiva.

Downloads

Publicado

01/11/2013

Edição

Seção

Artigos