PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL SOBRE ORÇAMENTO PÚBLICO
Resumo
O objetivo do presente estudo foi investigar o panorama da produção científica nacional sobre orçamento público durante o período de 2011 a 2021. Quanto a classificação metodológica, esta pesquisa classifica-se como descritiva com abordagem quantitativa. Para atingir o objetivo foram realizadas análises bibliométricas com o emprego de 3 leis: a lei de Bradford, lei de Lotka e lei de Zipf. Além disso, também foram realizadas análises de redes de colaborações científicas entre os autores e entre as instituições de ensino superior. A base de dados foi composta por 72 artigos de 43 periódicos coletados na plataforma spell. Os resultados comprovaram os preceitos das três leis bibliométricas analisadas. Foi constatado que a maior parte das publicações foram realizadas por homens e que a abordagem mais utilizada nos trabalhos foi a qualitativa. A revista do serviço público e a revista de administração pública foram as que mais contribuíram. A maioria das publicações foram realizadas em coautoria, ou seja, com a colaboração de mais de um autor. Rogério João Lunkes foi o autor que realizou mais parcerias no período analisado e a Universidade de Brasília foi a Instituição de Ensino superior que mais se destacou. Conclui-se que existe escassez de pesquisas sobre orçamento público com análises das leis bibliométricas e das redes de colaborações científicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.