GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO INFORMACIONAL DOS RELATÓRIOS DE GESTÃO DE 2021

Autores

  • Kleber Durães de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Graduando em Ciências Contábeis
  • Henrique Medeiros de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Graduando em Ciências Contábeis
  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Docente
  • João Henrique de Souza UFMS
  • Robert Armando Espejo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Docente

Resumo

Práticas Environmental, Social and Governance (ESG) tem sido empregadas no contexto de instituições de ensino superior e, especificamente no tocante à governança  reluz no modo em que a sociedade se assegura que seus impostos são alocados com transparência, accountability, responsabilidade social e equidade. Assim, o objetivo da pesquisa foi evidenciar ações voltadas a governança corporativa das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras que mais divulgam conteúdo informacional neste aspecto nos seus relatórios de gestão em 2021. A metodologia de pesquisa caracteriza-se como descritiva, documental, com abordagem de métodos mistos para a análise dos relatórios de gestão de 2021 das 68 Universidades Federais do Brasil homologadas pelo Ministério da Educação. Os resultados destacam a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal do Cariri (UFCA), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) como as instituições que possuem maior ênfase informacional em aspectos de Governança nos relatórios de gestão de 2021. Como exemplos, tem-se elaboração, revisão e atualização de páginas e portais de transparência com conteúdo informacional e documental (transparência), a elaboração de relatórios apresentados a órgãos de controle e à sociedade (accountability), estabelecimento de valores e princípios norteadores das ações das instituições (responsabilidade corporativa) e medidas de assistência estudantil como divulgação de editais de bolsistas (equidade). Os achados contribuem para evidenciação de práticas de governança relativas à transparência, accountability, responsabilidade corporativa e equidade que possam servir de benchmarking para as IFES.

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Publicado

07/05/2024

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Seção

Artigos