GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO INFORMACIONAL DOS RELATÓRIOS DE GESTÃO DE 2021
Resumo
Práticas Environmental, Social and Governance (ESG) tem sido empregadas no contexto de instituições de ensino superior e, especificamente no tocante à governança reluz no modo em que a sociedade se assegura que seus impostos são alocados com transparência, accountability, responsabilidade social e equidade. Assim, o objetivo da pesquisa foi evidenciar ações voltadas a governança corporativa das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras que mais divulgam conteúdo informacional neste aspecto nos seus relatórios de gestão em 2021. A metodologia de pesquisa caracteriza-se como descritiva, documental, com abordagem de métodos mistos para a análise dos relatórios de gestão de 2021 das 68 Universidades Federais do Brasil homologadas pelo Ministério da Educação. Os resultados destacam a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal do Cariri (UFCA), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) como as instituições que possuem maior ênfase informacional em aspectos de Governança nos relatórios de gestão de 2021. Como exemplos, tem-se elaboração, revisão e atualização de páginas e portais de transparência com conteúdo informacional e documental (transparência), a elaboração de relatórios apresentados a órgãos de controle e à sociedade (accountability), estabelecimento de valores e princípios norteadores das ações das instituições (responsabilidade corporativa) e medidas de assistência estudantil como divulgação de editais de bolsistas (equidade). Os achados contribuem para evidenciação de práticas de governança relativas à transparência, accountability, responsabilidade corporativa e equidade que possam servir de benchmarking para as IFES.
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