Convergência da contabilidade pública às normas internacionais: estudo em uma prefeitura do Espírito Santo
Resumo
Impulsionada pela globalização de mercados, as International Public Sector Accounting Standards (IPSAS) são normas internacionais que servem de parâmetro para se obter as melhores práticas contábeis. Entretanto, exigem uma implementação progressiva e dispendiosa. Esta pesquisa teve como objetivo identificar os desafios e benefícios dos servidores públicos em realizar o processo de convergência das IPSAS na Prefeitura de Guarapari/ES. Trata-se de um estudo cuja metodologia aplicada foi a triangulação de dados, a qual consiste no confronto documental, empírico e sistemático, classificada como mista: qualitativo-quantitativo. Os resultados permitem afirmar que os servidores, no geral, consideram o processo de convergência relevante para a prestação de contas, para a melhora da transparência das informações públicas, bem como para tomada de decisões. Destacam-se, como desafios, o treinamento dos servidores e a implementação de sistemas, somada a indícios de uma assimetria informacional interna. Além disso, não foi identificado domínio de determinadas normas e manuais aliados a um baixo nível de implementação do Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.