CONCESSÃO DE CRÉDITO, INADIMPLÊNCIA E INSOLVÊNCIA EM UMA REVENDA DE COMBUSTÍVEIS E DERIVADOS
Resumo
A presente pesquisa tem como foco central tecer comentários sobre a concessão de crédito e sua relação com a inadimplência e insolvência, em uma empresa comercializadora de combustíveis e derivados no varejo; por meio de um estudo de caso com a aplicação de um questionário direcionado ao gestor/proprietário do Posto São Jorge (SJ), com a utilização do balanço patrimonial e DRE do respectivo posto, além de um levantamento bibliográfico com o apoio de livros, artigos, anais de congresso, teses, dissertações, jornais e internet a fim de desmistificar a teoria de que se vender a prazo o prejuízo será certo, e pesquisa documental, cujos dados foram analisados de forma qualiquantitativo. Segundo os resultados e discussão chegou-se ao entendimento de que a venda a prazo demonstra-se muito interessante. Porém, pode ser observado a facilidade que as empresas têm em modificar e/ou alterar os valores apresentados em seus relatórios contábeis, sendo que possa haver o risco de distorções relevantes nas demonstrações contábeis. Dentre as maiores limitações observadas durante a pesquisa é não ter encontrado parâmetros para estar comparando os resultados obtidos. Uma vez que ao ser feita a interpretação das demonstrações contidas nos resultados e discussão, percebe-se que os valores apresentados nas demonstrações contábeis se diferem dos valores apresentados nos seus relatórios internos. Com relação ao método de cobrança praticado pelo Posto SJ, pode ser observado que a empresa não possui um setor específico para a realização das cobranças, vindo desse modo, a divergir com o que é referendado pelos autores pesquisado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.