SABERES TÉCNICO-CIENTÍFICOS E PRÁTICOS DOS PROFESSORES DE AUDITORIA CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS
Resumo
Este trabalho teve por objetivo a investigação e análise do conhecimento de docentes de graduação entre os saberes técnico-científicos e os saberes práticos, considerando a área de auditoria contábil. A partir do ranque internacional QS University Ranking, foram selecionadas as 16 instituições de ensino superior que ofertam o curso de graduação em ciências contábeis para identificar o corpo docente responsável pelas disciplinas de auditoria contábil. Para tal, foi feito o levantamento do corpo docente por intermédio dos sites das instituições, contatos por telefone ou e-mail com as secretarias. Com o corpo docente responsável por disciplinas de auditoria contábil identificado, informações foram levantadas através da plataforma Lattes acerca do currículo dos docentes. O conteúdo dos currículos foi catalogado e dividido em categorias que, com o apoio teórico revisado no trabalho, serviram de evidência para determinar a presença dos saberes técnico-científicos e práticos nos docentes investigados. As informações coletadas indicaram que a grande maioria dos professores possuem saberes técnico-científicos básicos, mas que muitos desses não continuaram a formação acadêmica na área de auditoria contábil após a graduação em ciências contábeis, têm número limitado de projetos de pesquisa em andamento e poucas publicações científicas. Sobre os saberes práticos, identificou-se que apenas metade têm atuação prática no mercado da área, enquanto mais de 40% somam mais de 21 anos de atuação como docente. Concluiu-se que, em geral, a experiência prática dos docentes no mercado de trabalho é limitada, assim como a formação continuada na área de auditoria contábil, e que a experiência como docente é a maior fonte de contato dos mesmos com a área, já que a atuação científica destes se apresentou menor do que o esperado.
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