TEORIA DOS ESCALÕES SUPERIORES: UMA ANÁLISE DOS CHEFES DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo verificar se as características dos chefes do Poder Executivo estadual estão relacionadas com a variação da renda per capita da respectiva unidade federativa. Desse modo, o estudo transpõe para o cenário da administração pública os pressupostos da Teoria dos Escalões Superiores de que as características pessoais dos gestores influenciam nas escolhas estratégicas e resultado organizacional. Para tanto, foi realizada análise descritiva, correlação e análise de regressão linear múltipla. Os resultados evidenciam que apenas a hipótese de que pós-graduação na área pública tem relação com maior variação na renda per capita do Estado, diferentemente das demais variáveis (idade, patrimônio, tempo no cargo e formação educacional), mostrando cenário distinto do observado na iniciativa privada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.