O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO EM NÚCLEOS DE CONTROLE INTERNO
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de institucionalização dos Núcleos de Controle Interno da administração pública do estado do Piauí. Para tanto, realizou-se investigação de abordagem qualitativa com dez servidores dos Núcleos de Controle Interno. Os dados coletados, por meio de entrevista semiestruturada, foram analisados com auxílio do software Atlas Ti, utilizando as técnicas de análise de conteúdo. Em relação ao campo organizacional, constatou-se que a estrutura organizacional do controle internos e as atividades dos núcleos sofreram inovações, tendo influência do Decreto n. 17.526/2017. dispositivo do Decreto nº 17.526/2017. Identificou-se um relevante nível de aderência às características da fase de habitualização do processo de institucionalização. Os resultados indicaram que a fase de objetificação não foi totalmente atendida. Em relação à fase de sedimentação, identificou-se um nível de aderência parcial, tendo em vista que não há uma difusão da estrutura em sua forma completa, seja pela sua perpetuação ou pela sua propagação no ambiente. Os resultados acrescentam informações a respeito da institucionalização das atividades desenvolvidas nos núcleos de controle interno auxiliam os órgãos e os seus gestores no que tange ao assessoramento e à tomada de decisões, com o intuito de implementar as melhores práticas e aprimorar o processo de governança, garantindo a regular execução dos atos de gestão e os resultados no que concerne à eficiência, eficácia e efetividade da gestão pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.