PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE VENDAS: UM ESTUDO EM UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DE MINAS GERAIS

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Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar as estratégias desenvolvidas por uma empresa do ramo de distribuição de bebidas situada no município de Ituiutaba/MG, no planejamento estratégico de vendas (PEV), e como estas estratégias impactam no desenvolvimento da organização, analisando sob o ponto de vista da eficiência alcançada nos resultados. A pesquisa classifica-se como bibliográfica, que foi realizada para a construção da plataforma teórica; descritiva, mediante técnica de observação direta extensiva; a coleta de dados foi por meio de entrevistas com os gestores de vendas da empresa pesquisada. Os principais resultados apontam que o PEV é condição para o alcance dos objetivos traçados, e deve considerar alguns fatores que podem impactar nas estratégias elaboradas, dentre eles: sazonalidade, fatores econômicos e, no caso da empresa estudada, fatores climáticos. Assim, os impactos do PEV no desenvolvimento da empresa estão relacionados à sua capacidade de integrar as estratégias de todos os seus setores, focadas no mesmo objetivo comum: a promoção das vendas, com consequente aumento de participação no mercado.

Biografia do Autor

Taciana Carvalho Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Grafduada em Ciências Contábeis pela FACES/UFU.

Carlos Eduardo de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutor em Economia (UFU), Mestre em Engenharia de Produção (UNESP) e Graduado em Ciências Contábeis (ITE). É professor efetivo da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

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Publicado

15/06/2024

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Artigos