VALOR DE MERCADO E CRISE: EVIDÊNCIAS PARA EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO
Resumo
O presente estudo buscou analisar a relação entre valor de mercado de empresas listadas na B3, dentre os anos de 2011 a 2019, e os impactos que as crises financeiras e econômicas tiveram sobre o preço dessas ações. Foram utilizados os indicadores contábeis Retorno sobre o ativo (ROA), Liquidez Corrente (LC), Capital Expediture (CAPEX), Tamanho (TAM) e Dívida (DIV) para mensurar suas relevâncias nos cenários de crise e não crise. Para isso, foram extraídos os dados de 270 empresas através extraídos da base de dados Economática® e realizados procedimentos de teste de médias entre as amostras para os dois cenários. Na sequência, foi aplicada uma regressão linear múltipla com robustez através do Sotware Stata®. Descobriu-se que, para anos de crise e não crise, as variáveis ROA e GI apresentaram uma alta significância, ao mesmo tempo que, para anos de não crise, as variáveis ROA e LC apresentaram as maiores médias. Em anos de crise, a variável GI apresentou a maior média. Concluiu-se, ainda, que LC e ROA apresentaram uma correlação negativa ao valor de mercado, enquanto as variáveis DIV e TAM indicaram relações substanciais e positivas com a precificação das empresas da amostra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.