Análise por meio de Indicadores Patrimoniais, Financeiros e Orçamentários da Prefeitura de Patos de Minas
Resumo
Os gestores públicos muitas vezes possuem pouco conhecimento para interpretar as demonstrações contábeis da entidade pública. Esse trabalho possui o objetivo de analisar a situação da prefeitura de Patos de Minas, no setor patrimonial, financeiro e orçamentário no período de 2007 a 2012. Também irá verificar se ela tem capacidade de cobrir todas suas despesas por meio das receitas, além de analisar os bens e direitos versus as obrigações. Para o seu desenvolvimento utilizou-se uma pesquisa bibliográfica e pesquisa documental que buscou conhecer os tipos de documentos e provas existentes sobre o tema proposto. O presente estudo valeu-se de uma análise quantitativa, em que buscou os dados presentes nos balanços da prefeitura de Patos de Minas – Administração Direta - e os quantificou para obter os indicadores patrimoniais, orçamentários e financeiros. Os dados foram fornecidos pelo setor contábil da prefeitura do município em estudo. Por meio da análise, percebeu-se que a situação patrimonial não circulante da prefeitura é satisfatória, pois em todos os anos o quociente teve valor acima de 1,00, mas no circulante isto não foi possível em todos os anos, apenas em 2008. Na situação orçamentária nota-se desequilíbrio entre a execução da receita estimada e arrecadada e despesa orçada e realizada, mas apresentou resultado positivo na execução orçamentária, fato que não aconteceu apenas em 2007. A situação financeira é considerada satisfatória, apesar de o ente público apresentar déficit na execução de capital.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.