Variáveis Determinantes para o Desempenho Econômico-Financeiro e Operacional de Hospitais sem fins Lucrativos
Resumo
O presente estudo tem como objetivo identificar as variáveis econômico-financeiras e operacionais que podem ser utilizadas para avaliar o desempenho econômico-financeiro e operacional dos hospitais sem fins lucrativos. Especificamente, fez-se um levantamento bibliográfico que apurou uma série de variáveis economico-financeiras e operacionais utilizadas em estudos anteriores. Em seguida, utilizando uma amostra de 63 hospitais sem fins lucrativos no período de 2006 a 2015, apurou-se as estatísticas descritivas das variáveis levantadas a fim de apontar a situação destes hospitais. Como resultados, observou-se que os hospitais da amostra, operacionalmente, se mostram eficientes ao demonstrarem taxas crescentes de lucros ao longo do período analisado. Além disso, houve ao longo dos anos observados, decréscimo no número de leitos disponíveis. Por outro lado, o indicador profissionais por leito demonstrou elevação média. No que concerne a localização geográfica, foram obtidos dados de dezesseis estados diferentes, dentre eles, os que mais se destacaram foram São Paulo e Minas Gerais. Dessa forma, este estudo contribui com a tomada de decisão dos gestores e demais stakeholders de hospitais sem fins lucrativos, que necessitam de mais estudos devido a sua complexidade de gerenciamento, tendo em vista, o relevante número de variáveis presentes nos mesmos e a necessidades de os gestores aliarem à tomada de decisão o fato de lidarem com um bem intangível e valioso: a saúde das pessoas e, em última instância, suas vidas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.