AMOSTRAGEM EM AUDITORIA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DOS ARTIGOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS PUBLICADOS E AVALIADOS PELO PERIÓDICO DA CAPES

Autores

  • Mirela Cavalcante Colares Universidade Estadual de Goiás
  • Ademir Clemente Universidade Federal do Paraná

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar artigos publicados nos periódicos de contabilidade avaliados pelo periódico da CAPES, para a área de Amostragem na Auditoria. Busca responder quanto ao conteúdo publicado nos artigos Nacionais e Internacionais avaliados nos periódicos da CAPES a respeito de amostragem em auditoria. A metodologia adotada foi de cunho exploratório-descritivo com análise bibliométrica e de natureza quantitativa, utilizando-se a Lei de Zipf que se refere ao conteúdo inserido nos periódicos nacionais e internacionais na área de auditoria e subárea de amostragem em auditoria. Isso determinou um total de 36 artigos científicos encontrados, 5 nacionais e 31 internacionais, que continham a palavra amostragem e auditoria no título e resumo do artigo. O resultado determinou que as palavras com maior ocorrência de vezes no título e resumo dos artigos foram: sampling, 112 vezes, audit, 105 vezes, sample, 45 vezes, auditing, 35 vezes e auditor, 20 vezes. Em estudos anteriores, a área de Amostragem em Auditoria é considerada escassa no quesito de publicações em âmbito nacional, cuja investigação em estudos científicos nessa área continua em carência. Destaca-se o ano de 2013, com o total de 08 artigos científicos, para as bases com maior número de artigos: AAA, Springer e Science Direct, e para as revistas: Auditing: A Journal of Practice & Theory e os Annals: The Annals of the University of Oradea.

Biografia do Autor

Ademir Clemente, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Economia e Engenharia, UFPR (1974, 5) e em Direito, UNISUL(2017). Mestre em Engenharia de Produção, COPPE / UFRJ (1977). Doutor em Engenharia de Transportes, COPPE / UFRJ (1982). Lecionou em graduação e em pós-graduação nos Estados Unidos da América (SOSU; UNO), 1981. Foi bolsista do British Council e da Fulbright Foundation. Pós-doutorado, Universidade de Londres, na área de Economia do Trabalho, 1989. Pós-doutorado em Lógica Fuzzy Aplicada, COPPE / UFRJ, 2012. Onze livros publicados nas áreas de Economia, Administração, Finanças e Estatística. Uma centena de trabalhos científicos publicados. Professor Titular aposentado da UFPR. Professor da Universidade do Contestado.

Downloads

Publicado

21/12/2023

Edição

Seção

Artigos